Tragédia no Rio Grande do Sul poderia ter sido evitada?

Tragédia no Rio Grande do Sul poderia ter sido evitada?

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Questionado sobre como o Estado se preparou para os alertas de ciclone, em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (6), o governador Eduardo Leite pontuou que “os modelos matemáticos não previam este volume de chuva”. Além disso, afirmou que “o que deveria ser feito para evitar a tragédia foi feito”.  


O meteorologista Gustavo Verardo, porém, contesta a declaração do governador. Segundo ele, ainda em 30 de agosto de 2023 a BaroClima Meteorologia alertava para a chuva intensa no Rio Grande do Sul, que poderia ocasionar alagamento, deslizamento e transbordar rios e córregos. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

No sábado (2), a BaroClima, novamente, reforçou o alerta para a chuva torrencial e excessiva, os quatro diferentes modelos elencados pelo especialista projetavam chuva para os próximos dias acumulados de 200 a 300mm: 


— Parece que houve uma demora em alertar realmente o que estava acontecendo porque a enxurrada começou e na segunda de manhã a gente já tinha mais de 200 mm nas nascente dos rios das Antas e Taquari. Isso é mais do que a média do mês todo. Os avisos poderiam ser dados antes e de forma mais assertiva para a população — apontou Verardo durante seu comentário no Bom Dia, Cidade!, da rádio CDN 93,5 FM, nesta quinta-feira (7).


O meteorologista explicou que o Estado tem uma empresa especializada para monitorar e alertar a população:


– Vemos que isso não foi feito a tempo ou que não foi repassado à população, diferente do que nós (BaroClima Meteorologia) e outros portais especializados haviam feito o alerta antes para transtornos e um cenário altíssimo de risco e de catástrofe – explica Verardo. 


Na entrevista o governador disse que tinha certeza que a Defesa Civil fez o que foi preciso: 


– Eu tenho certeza que toda a rede da Defesa Civil manda efetivos para alertar as pessoas para saírem de casa. Como essas pessoas não viram chuva que tenha chegado nas suas casas, elas não acreditam que vai chegar até suas casas, não saem das casas e a gente não tem como tirar à força – disse Leite.


Previsão para a próxima semana

Para esta quinta-feira (7) está previsto um alto risco de temporais acompanhados de trovoadas e rajadas fortes de vento na região central do Estado. Segundo a BaroClima os acumulados de chuva previstos para a quinta e sexta-feira superam a marca de 80mm em Santa Maria. O alerta principal é para novos temporais por conta da chuva volumosa com risco de transtornos. ​

  • Sexta-feira (8) – mínima 17°C – máxima 20°C
  • Sábado (9) – mínima 16°C – máxima 19°C
  • Domingo (10) – mínima 13°C – máxima 26°C
  • Segunda-feira (11) – mínima 19°C – máxima 30°C
  • Terça-feira (12) – mínima 14°C – máxima 18°C

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Saiba como ajudar os atingidos pelo temporal no RS e outras 5 notícias Anterior

Saiba como ajudar os atingidos pelo temporal no RS e outras 5 notícias

41 óbitos e 83 municípios afetados devido às chuvas no Estado Próximo

41 óbitos e 83 municípios afetados devido às chuvas no Estado

Geral